quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Porque Maio é considerado o mês das noivas?


Ontem as Cerimonialistas Aline e Ana Carolina Castro estiveram presentes no Workshop do Fábio Arruda, cujo tema "Como ser chic e útil", durante a divertidíssima palestra do ex integrande de A Fazenda, ele comentou sobre a origem do mês de Maio ser considerado o Mês das Noivas e diante dessa situação, resolvi pesquisar um pouco para descobrir mais sobre isso e pela internet vi várias explicações sobre o assunto, abaixo citarei alguns:


O primeiro que citarei, é justamente o informado pelo especialista em Etiqueta e também cerimonialista Fábio Arruda:

"Por ser o primeiro mês depois do inverno e por na idade média, na Europa, não haver o costume de tomar banho (principalmente no inverno, devido ao frio), tornando o mau cheiro das pessoas insuportável, no primeiro mês pós o frio, eles tomavam um bom banho, logo, Maio era um bom mês para se casar, pois ainda era "suportável" o cheiro, junto a este acontecimento, vem a origem do bouquet de flores, pois estes eram dado as NOIVAS muito PERFUMADO, não para ter efeito visual , mas para que elas usassem próximo as partes íntimas para disfarçar o mau cheiro.


Outra hipótese, que vi no "Guia dos curiosos" diz que Maio foi intitulado mês das noivas por influência da Igreja Católica. Isso porque é o mês da consagração de Maria, mãe de Cristo. A comemoração do dia das mães, no segundo domingo de maio, também contribuiu para a associação com as noivas.



Mais uma informação é o fato de na Europa, ser primavera no mês de Maio e a tradição vem de lá, pois é a estação do desabrochar, do florescer, do acasalamento, da procriação.


Segundo leituras, pesquisas e vivência, posso afirmar que aqui no Brasil a história é um pouco diferente, o mês de Setembro, um mês romântico por causa da chegada da primavera, estação das flores, enfim, por ser primavera era o mês mais procurado pelas Noivas, porém como os custos para casar aumentaram muito, hoje, o mês de Dezembro tornou-se o queridinho para casamentos, visto que os casais, que hoje em dia pagam praticamente na íntegra o seu evento, esperam este mês para usar o seu 13º salário, o que é um alívio para quem está gastando muito com vestidos, decoração e claro, um bom complemento para a Lua de Mel.


Enfim, espero que as dúvidas estejam esclarecidas, pois adorei fazer essa pesquisa e finalmente compreender essas tradições.

Fiquem com Deus!

Bises
[ ]'s
Carolzinha Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário